terça-feira, 30 de abril de 2013

Dica Fit: Chia



Uma das minhas ultimas descobertas, depois de adotar um estilo de vida mais saudavel, foi a introducao da Chia no meu dia a dia. Tenho consumido junto do iogurte e sempre 30 minutos antes das refeicoes. 

Vou falar um pouco dos beneficios dessa sementinha aqui pra voces:

A Chia ( Salvia Hispanica L.)  eh fonte de proteinas , fibras, acidos graxos ( Omega 3 e 6), Vitaminas do Complexo B e minerais ( Cobre, Potassio, Zinco, Calcio, Fosforo , Magnesio)

Benefios da Chia:

1) Ajuda no emagrecimento: Por ser rica em gorduras boas e fibras ( sao digeridas mais lentamente pelo organismo) , a Chia da uma sensacao de saciedade por mais tempo apos consumi-la. Ela também auxilia no processo de perda de peso porque combate a inflamação. O tecido adiposo é um tecido que produz substâncias inflamatórias e que, por assim ser, desequilibra a sinalização nervosa da sensação de apetite. O ômega 3 presente na chia ajuda a combater os prejuízos deste processo inflamatório.

2) Ajuda a regular o intestino: A chia possui muito mais fibra do que a aveia, por exemplo, sendo uma excelente fonte de fibras. 

3) Controla a pressao arterial e previne a diabetes: Por ser rica em Omega 3 e fibras, ela tambem tem o poder de dimuir os niveis de colesterol LDL , evitando que placas de gorduras se formem nas arterias , favorecendo a saude cardiovascular. Outra grande vantagem eh que ela esta na lista de alimentos com baixo indice glicemico, o que inibe o aumento do acucar no sangue. 

5) Combate o envelhecimento precoce e melhora a resistencia fisica: os atletas que tem utilizado a Chia na sua alimentacao, vem notando uma melhor recuperacao muscular pos treino. Tudo isso por conta da presenca de proteinas vegetais , Omega 3 e de  minerais.


Como podemos consumir
A chia pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários. Pode ser utilizada em receitas de pães, farofas, bolos, patês, cookies, iogurtes, leite, cereais, sobremesas até mesmo adicionada à refeição. Já na forma de gel pode ser ingerido isolado ou acrescentado em sucos, vitaminas, iogurtes ou frutas.
Porem , use com moderacao pois por ser calorica deve-se consumir no maximo 2 coleheres de sopa diarimante. 

Fonte: Veja, M de Mulher, Boa Forma



Beijos,
Raquel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É super importante para nós saber a opinião de vocês, o que gostam ou não e os posts que gostariam de ver, então deixe um recadinho pra gente.
Obrigada pela visita! ;)

Direito de Imagem