segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dicas para cuidar de suas orquídeas

Olá, meninas!

Vamos falar de flores? Aaah... E o melhor é falar das nossas queridinhas, sofisticadas, delicadas e lindasss orquídeas. Além de deixarem nossos dias mais bonitos e felizes, cuidar de plantas é um maravilhoso hobbie, totalmente anti-stress. E minha ideia de pesquisar essas dicas surgiu do fato de eu ter recebido lindas orquídeas e não saber cuidar pra que elas durassem um longo tempo. Mas agora já estou pronta e empolgada pra ter essas belezuras na minha casa novamente. 



Luz: elas não podem ficar expostas diretamente ao sol, mas gostam do solzinho da manhã. Se as folhas ficarem muito escuras indica que está recebendo pouca luz, folhas amareladas indicam luz em excesso. Coloca-las próximo a uma vidraça é uma boa pedida, pois ela filtra a luz.

Temperatura: no geral, elas se adaptam a qualquer temperatura, mas as que se adaptam melhor aos dias quentes (é o caso da nossa terrinha) são a Phalaenopsis e Vanda.

Ventilação: prefere uma brisa suave, sem ventos fortes e canalizados.

Umidade: apreciam lugares úmidos, quando estão em lugares secos devem ser borrifadas regularmente. Suas regas devem ser feitas apenas qdo o substrato estiver seco, nesse caso é melhor errar pela falta do que pelo excesso de água. A quantidade? O suficiente para escoar pelo fundo do vaso. 



Vasos: de plástico ou barro, preferencialmente o último, pois escoa melhor a água. Procure deixa-la dois dedos abaixo da boca do vaso.

Substrato: as melhores opções são fibra de xaxim e fibra de coco, pode ser usado tb placas de xaxim ou pedaços de casca de madeira.

Corte: antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (pode ser no fogão). Após o corte, use canela no local para ajudar na cicatrização. A canela tb pode ser "polvilhada" sobre o substrato, para previnir fungos.

Higiene: suas folhas podem ser lavadas com sabão de coco, usando uma esponja bem molhada.


Gostaram das dicas?
Beijos e beijos,
Rê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É super importante para nós saber a opinião de vocês, o que gostam ou não e os posts que gostariam de ver, então deixe um recadinho pra gente.
Obrigada pela visita! ;)

Direito de Imagem